Luiz Santiago

27 de abr de 20221 min

Economia Comportamental: mais uma especialização

Atualizado: 25 de fev de 2023

Sempre muito feliz com o jeito "lifelong learning": agora é a vez de me especializar em Economia Comportamental e trazer novas ideias para aperfeiçoar as atuais estratégias de Comunicação e Marketing.

Economia Comportamental é um campo de estudo interdisciplinar que combina a psicologia, a economia e outras ciências sociais para entender como as pessoas tomam decisões em situações reais, muitas vezes desafiando a suposição tradicional da economia de que os indivíduos são totalmente racionais e maximizam seus próprios interesses.

Essa área do conhecimento estuda como os fatores sociais, emocionais e cognitivos influenciam a tomada de decisão e como essas decisões afetam as escolhas financeiras, a saúde, a educação, a política e outras áreas. Em poucas palavras, basta pensarmos que as pessoas, muitas vezes, tomam decisões com base em heurísticas (atalhos mentais) e vieses cognitivos que podem levar a comportamentos irracionais, como gastar mais dinheiro do que deveriam ou fazer escolhas pouco saudáveis. Assim, a Economia Comportamental procura entender esses comportamentos e desenvolver estratégias para ajudar as pessoas a tomar decisões melhores e mais informadas.

E aprender com quem conhece muito o assunto traz a segurança de eu estar na direção certa. Leituras iniciadas e aulas em andamento. Que venham mais novidades!

#economiacomportamental #psicologiaeconomica #tomadadedecisao #behavioraleconomics #marketingcomportamental #neuroeconomia #financascomportamentais #nudge #viéscomportamental #economia #consumocomportamental #influencia #comunicacaomarketing #estrategiasdemkt #cienciadecomportamento

    1470
    6