Luiz Santiago

17 de dez de 20081 min

McCarthy: o “P” de pessoa

É certo que você conheça o mix de marketing ou “composto de marketing”, um conjunto de ferramentas que uma empresa normalmente utiliza para alcançar seus objetivos de marketing no mercado-alvo. O que pouco se comenta é quem as organizou e classificou para termos o que conhecemos hoje como os 4Ps do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

O crédito é atribuído a  E. Jerome McCarthy, um professor de marketing da Universidade Estadual de Michigan, autor de importantes livros na área e consultor de estratégia de marketing para grandes empresas norte-americanas. Philip Kotler apenas popularizou o termo. Vale lembrar que o termo “marketing mix” surgiu com Neil Borden (1950)  cujo conceito integrava marketing em doze funções diferentes e depois McCarthy popularizou os 4 Ps, uma derivação da classificação de Borden.

Não quero, aqui, afirmar quem é o mais importante na história, mas reforçar que McCarthy, em um determinado momento, foi também o “P” de pessoa – “P” inclusive já incorporado ao marketing mix por outros autores. McCarthy é só mais um exemplo de pessoas que contribuem para aperfeiçoar o trabalho de um infinito número de profissionais. E como sabemos, na história nem sempre se atribui o crédito a quem de fato o tem.

#mccarthy #jeromemccarthy #kotler #marketingmix #ejmccarthy #peoplemarketing #borden #4p

    00
    0