top of page

Aprisionados?

"Coração de Tinta" - PlayArte

Se você gostou de “Jumanji”, com Robin Williams, certamente vai apreciar a idéia central de “Coração de Tinta (O livro mágico)”, que estreou ontem, dia 25. Não me perguntem por que nem como, mas entre um especial do Roberto Carlos na TV e uma estréia no cinema, sou mais a segunda opção.

Para quem se lembra, “Jumanji” estreou em 1995. Teve como base o livro do escritor e ilustrador norte-americano Chris Van Allsburg, obra publicada em 1982. Na história, dois irmãos brincavam com um jogo de tabuleiro perdido em um sótão quando acabaram libertando o personagem vivido por Robin Williams. Com ele, depois vieram os animais selvagens da floresta e outros bichos…

Em “Coração de Tinta”, livro originalmente publicado em 2004 e que dá título ao filme, o personagem principal, vivido por Brendan Fraser, tem o dom especial de trazer à vida real, sempre que lê em voz alta o livro Inkheart (título original da obra), alguns personagens da história. Diga-se de passagem, quase todos eles personagens do “mal”. A obra integra a trilogia “Mundo de Tinta”, cuja seqüência é “Sangue de Tinta” e “Morte de Tinta”. A trilogia é da experiente e criativa escritora alemã Cornelia Funke.

Meu assunto aqui não é falar de cinema e nem sugerir plágio. Existe, na verdade, um ponto em comum entre as duas obras que é dar vida a personagens inanimados. Voltando estas histórias ao contexto empresarial, quantas pessoas “inanimadas” conhecemos e, por mais criativos que possamos ser, não conseguimos dar vida a elas? Da mesma forma, quantas pessoas criativas conhecemos e que desperdiçam seu talento por estarem rodeadas de pessoas do “mal”?

Não há magia que faça mudar essa realidade, mas é verdadeiro acreditar em quem normalmente acrescenta valor ao nosso trabalho. São por motivos como esses que todos os ouvidos devem se concentrar em quem pronuncia palavras que podem ajudar a aperfeiçoar um projeto. A focalização, como tenho dito aqui, é nas pessoas, personagens de um mundo real.

E para finalizar: se há coincidências, o site oficial do filme “Coração de Tinta” revela que Cornelia Funke fez pós-graduação em ilustração de livros e, ao término de seu curso, foi trabalhar com jogos de mesa (que acredito ser o mesmo que jogos de tabuleiro).

Nos Estados Unidos, a estréia prevista de Inkheart é no dia 23/1/2009.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page