top of page

Comunicação Interna e Endomarketing: conceitos complementares, mas diferentes

E lá se passaram 10 anos desde a defesa do mestrado em que eu estabelecia a relação entre Comunicação Interna e Endomarketing. Sim, elas existem e me consumiram dois longos anos de pesquisa e estudos para que eu apontasse as minhas considerações a respeito. Hoje, compreendo que o caminho trilhado me ajudou a tornar as estratégias das empresas que atendi como consultor mais claras e efetivas, bem como aperfeiçoar o processo de comunicação de muitas organizações por onde passei.


Na pesquisa desenvolvida, mostrei que o ambiente organizacional passou por grandes transformações na contemporaneidade, o que impactou diretamente nas organizações e nas relações de trabalho. Novas responsabilidades surgiram, como a socioambiental, que trouxe a reflexão sobre o papel da comunicação nesse contexto. A Geração Y, também naquela época, acrescentou novos aprendizados e diálogos para as empresas.


A Comunicação Organizacional é uma área em constante evolução e tem interfaces com outras áreas do conhecimento. É importante compreender seu funcionamento, as barreiras que podem ocorrer e os meios disponíveis para a comunicação. E a comunicação organizacional integrada é essencial, contemplando a comunicação administrativa, interna, mercadológica e institucional. Ou seja, um estudo bastante amplo, mas recompensador quando notamos a essência da comunicação no dia a dia das empresas.


O marketing também evoluiu na teoria e na sua prática, e no fundo é centrado, onde já sabíamos: no ser humano. É importante compreender suas diferentes fases, funções e conceitos centrais, entendendo, assim, a relação entre marketing e comunicação.


A comunicação interna também é um ponto fundamental para o sucesso da empresa, e deve ir além dos meios tradicionais, contemplando a inclusão no plano integrado e o uso de diferentes veículos. O diálogo, a conversação e o debate são essenciais para a comunicação interna, assim como a proposta do marketing interno (ou endomarketing), que tem como objetivo promover a satisfação e o tratamento adequado aos funcionários. A relação entre comunicação e marketing também é importante, e é responsabilidade de todos garantir os outputs adequados e a integração da comunicação organizacional.


Quer saber mais e conferir minhas considerações a respeito? A dissertação está disponível no site da Faculdade Casper Líbero. Acesse no link a seguir:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page