top of page

Engajamento: força necessária

Ontem estava revendo algumas antigas anotações sobre conceitos de administração e me deparei com uma bem interessante: “A verdadeira essência do empowerment é liberar os conhecimentos, a experiência e o poder motivador que já existem nas pessoas e estão sendo pouco utilizados”. A referência é de um livro de Ken Blanchard, elaborado em parceria com John P. Carlos e Alan Randolph.

O conceito de empowerment (autorização) deve ter surgido pela década de 80. É uma forma, apropriando-se da definição dos autores citados, de “tornar os membros da equipe parceiros no negócio que determina o sucesso da empresa (…) ou seu fracasso”. Existe aí uma relação do papel do líder com a equipe, que prevê a delegação de responsabilidades para que as pessoas tomem decisões importantes para os negócios da empresa. Concede-se a ‘autorização’ para tal fim.

Obter informações, claras e objetivas, sobre a condição financeira e estrutural da empresa, é fundamental, além de muitas outras que permitam a cada funcionário entender melhor o ambiente em que atuam a fim de melhorarem processos e tornarem a organização mais competitiva. Se esses breves comentários lhe pareceram familiares a outros conceitos, você está certo. Tudo isso fez sentido na época em que o empowerment estava em maior evidência e ainda continua fazendo sentido, claro.

O que não se pode perder, em qualquer época que seja, é o valor de participação das pessoas. Não é novo o que digo, mas não há fórmula mágica para essa participação. Acredito que o engajamento, em adequação à palavra que descreve o conceito inicial, concentra a verdadeira representação da força que há nas pessoas e a sua disposição e capacidade para entregar à organização e a seus clientes aquilo que é esperado.

Engajamento é um ato de dedicação espontânea dessas pessoas para a realização de um determinado objetivo. É uma dedicação ou envolvimento decorrente do apreço pela empresa em que trabalham e da retribuição pelo crédito que lhes é depositado. E, para isso, não precisam de nenhum tipo de autorização. Elas tratam a empresa da mesma forma como são tratadas. Engajam-se com a missão da empresa, estimuladas pelas boas práticas de liderança. E nada disso acontece sem comunicação, percepção de sentido do valor do próprio trabalho, objetivos estratégicos e visão de futuro.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dosar competências

Qual o conselho, como líder, que você daria a seu pessoal? Inicialmente eu responderia assim: “Uma equipe vencedora só pode ser formada por profissionais que atuem com ética e responsabilidade em suas

Redobrada a força… será pleno

Eu nem ia fazer post sobre a saída de um de meus trabalhos, mas, com tantas mensagens que recebi, quero retribuir o carinho e deixar um link para uma canção muito legal. A todos, novamente obrigado. À

Escritório compartilhado

Coworking é uma forma de compartilhamento de um mesmo local de trabalho por profissionais de diferentes áreas de atuação. Em comum, dividem todos os custos de uma infraestrutura e, muitas vezes, conhe

bottom of page