Peering: uma forma de inovar em negócios

Outro dia estava conversando com colegas na empresa onde trabalho sobre a wikinomics, um tema bastante interessante que se popularizou em 2006 com o lançamento do livro de mesmo nome de Don Tapscott e Anthony D. Williams. A idéia central dessa publicação é como a nova colaboração em massa vem mudando a forma como as empresas e as sociedades passam a utilizar o conhecimento e a capacidade de inovar para criar valor.

Em posts futuros, comentarei sobre a wikinomics e de sua base formada por quatro vertentes: abertura, peering, compartilhamento e ação global. Peering ou peer production é quando as pessoas unem suas forças para colaborações auto-organizadas. A finalidade, neste caso, é a produção de novos bens e serviços. Um exemplo bastante conhecido é o sistema operacional Linux, uma forma de peering em razão de ser construído de forma colaborativa, em rede, por diversos usuários.

Os velhos conceitos de se fazer ou se pensar negócios precisam ser revistos nesta economia construída por muitos. É aqui que também agem os profissionais de Marketing e as pessoas impactadas por essa prática. Posso apostar que, em sua empresa, há uma força colaborativa ainda não explorada… potencialmente.

#peering #tapscott #wikinomics #williams #peoplemarketing #produçãocolaborativa

©2018 by EduMarketing