top of page

Rede de Correspondentes

0041

Existe algo de grande valor nas empresas que é a chamada “Rede de Correspondentes”. É uma rede de funcionários que, geralmente, tem como objetivo contribuir nas ações de Comunicação Interna de uma organização.

Funciona assim: a equipe de Comunicação convida funcionários alocados em pólos ou sites da empresa em todas as regiões onde a organização mantenha suas atividades. Pelo menos um desses representantes passa, então, a integrar essa rede, cuja moderação é feita por um dos profissionais de Comunicação Interna. 

Sempre que um pólo tem informações relevantes para toda a empresa, esse “correspondente” local aciona, por e-mail, telefone ou pessoalmente, a equipe de Comunicação Interna para transmitir os detalhes e, se for o caso, contribui com o envio de fotos e outros materiais que possam ser utilizados como apoio.

Uma boa gestão de Rede de Correspondentes garante uma melhor visão de toda a organização, uma vez que os veículos de Comunicação passam a retratar, com equilíbrio, quais as atividades que cada site da empresa desenvolve em sua esfera de atuação, na região onde está localizada.

Há, por outro lado, um bom número de Redes de Correspondentes em Comunicação Interna que simplesmente não funcionam. Uma possível razão é que  as pessoas eleitas como “correspondentes” não tenham engajamento ou afinidade com a proposta, ou seja, não são People Marketing. Nesse caso, é possível que se tenha feito uma escolha errada, como atender a um pedido “político” para apenas dar visibilidade a um funcionário de determinado pólo.

De qualquer forma, vale elogiar as iniciativas das equipes de Comunicação Interna que promovem encontros presenciais freqüentes com todos os membros de suas Redes de Correspondentes. Mesmo não sendo profissionais de Comunicação, essas pessoas da Rede, por vezes, mudam totalmente – e para melhor – o que estava restrito a uma estratégia pensada de forma isolada, sem conexão ao todo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dosar competências

Qual o conselho, como líder, que você daria a seu pessoal? Inicialmente eu responderia assim: “Uma equipe vencedora só pode ser formada por profissionais que atuem com ética e responsabilidade em suas

Redobrada a força… será pleno

Eu nem ia fazer post sobre a saída de um de meus trabalhos, mas, com tantas mensagens que recebi, quero retribuir o carinho e deixar um link para uma canção muito legal. A todos, novamente obrigado. À

Escritório compartilhado

Coworking é uma forma de compartilhamento de um mesmo local de trabalho por profissionais de diferentes áreas de atuação. Em comum, dividem todos os custos de uma infraestrutura e, muitas vezes, conhe

bottom of page