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Crise de imagem em redes sociais: como conduzir e evitar problemas

Atualizado: 24 de fev. de 2023

As redes sociais se tornaram um canal fundamental para as empresas se conectarem com seus clientes e potenciais consumidores. No entanto, esse contato constante também aumenta a exposição das marcas a situações de crise de imagem que podem prejudicar sua reputação. Para evitar que isso aconteça, é preciso estar preparado e saber como conduzir a gestão de crise de imagem em redes sociais.


Um estudo que eu costumava usar em minhas aulas de Comunicação e Marketing para alunos de graduação era a "Pirâmide do Engajamento" de Charlene Lee. Essa pirâmide mostra as diferentes etapas que os consumidores passam antes de se tornarem defensores de uma marca, desde a simples observação até o engajamento ativo. Compreender essas etapas é essencial para uma gestão eficaz de crises de imagem em redes sociais.


Mas o que fazer quando uma crise ocorre? Em primeiro lugar, é preciso agir rapidamente e com transparência. Reconhecer o problema, pedir desculpas (reconhecendo o erro, caso tenha exisitido) e explicar as medidas tomadas para resolvê-lo são passos fundamentais. É importante também estar presente nas redes sociais, monitorando e respondendo a todas as interações dos consumidores. E sempre lembrar que o cliente precisa ter a sua resposta pela mesma via de sua manifestação, ainda que haja um canal complementar para atendê-lo em sua queixa ou dúvida.


O ideal, claro, é evitar que a crise ocorra. Para isso, é necessário um planejamento cuidadoso da presença da marca nas redes sociais, incluindo a definição de objetivos claros e a criação de uma política de comunicação consistente. É igualmente importante ficar atento ao que é dito sobre a marca na internet, monitorando as redes sociais e sites de avaliação (há boas ferramentas para isso e o investimento vale muito a pena).


Em outras palavras, a gestão de crise de imagem em redes sociais é um processo complexo e que exige muita atenção por parte das empresas. É preciso estar preparado para agir rapidamente quando uma crise ocorre, mas também para evitar que ela aconteça. Para isso, é fundamental entender as etapas do engajamento do consumidor, planejar cuidadosamente a presença da marca nas redes sociais e monitorar constantemente o que é dito sobre ela na internet. Com essas medidas em prática, as organizações podem se proteger de possíveis danos à reputação e garantir uma presença forte e positiva nas redes sociais.


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