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7 lições de Chaplin e o que isso tem a ver para o sucesso no marketing

Quando estudei Administração na faculdade, assisti em uma das aulas ao filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin e, inicialmente, enxerguei a obra apenas como mais uma lição sobre produtividade e como o ser humano era visto como uma simples engrenagem para as empresas lucrarem. No entanto, ao longo do tempo, percebi que havia muito mais a se aprender com "Carlitos" e com todas as suas obras. Além de ser um gênio do cinema, ele era um empreendedor talentoso que sabia como ninguém promover suas obras e atrair um grande público. Neste post, destaco 7 ensinamentos de Charlie Chaplin e como eles inspiram até hoje o trabalho de quem atua na área do marketing e gestão da marca. Confira:


1) Seja criativo: Chaplin foi um inovador no mundo do cinema. Ele inventou novos métodos de comédia e desenvolveu técnicas de atuação que ainda são admiradas hoje em dia. O mesmo se aplica ao marketing. As marcas que são criativas e inovadoras são aquelas que se destacam da multidão.


2) Conheça seu público: Chaplin sabia como se conectar com seu público; entendia o que as pessoas queriam e precisavam, e ele entregava isso em seus filmes. No marketing, é fundamental conhecer o público-alvo e criar campanhas de marketing que façam sentido com o que os consumidores precisam.


3) Conte uma história: os filmes de Chaplin são famosos por suas histórias emocionantes e personagens inesquecíveis. Ninguém como o ator e diretor sabia como contar uma boa história e envolver o público. No marketing, contar uma história envolvente pode ser a chave para capturar a atenção do público e construir uma conexão emocional com sua marca. Muita atenção, assim, ao storytelling que fará parte de sua mensagem.


4) Aperfeiçoe sua mensagem: Chaplin era meticuloso com a forma como apresentava suas obras. Trabalhou duro para garantir que sua mensagem fosse clara e concisa, mesmo considerando os tempos do cinema mudo. No marketing, a mensagem é fundamental nas ações de comunicação com o público desejado. Aperfeiçoar a mensagem, portanto, pode ajudar a garantir que sua marca seja clara e memorável.


5) Use o humor: Chaplin era conhecido por seu senso de humor peculiar e irreverente. Ele trabalhou muito bem o humor para atrair o público e criar uma conexão emocional. No marketing, o humor, usado com responsabilidade e senso ético, pode ser uma ferramenta poderosa para criar conexão e aumentar o engajamento do público.


6) Mantenha-se relevante: o ator mudou com os tempos e se adaptou às novas tecnologias e mudanças culturais para continuar atraindo seu público. As marcas precisam ter relevância e conseguirem se adaptar às mudanças no mercado e nas preferências do público são aquelas que têm sucesso a longo prazo.


7) Seja autêntico: Chaplin era autêntico em seus filmes e em sua vida pessoal; se apresentava ao mundo como era, sem tentar ser outra pessoa. No marketing, a autenticidade é ponto fundamental. Os consumidores valorizam a autenticidade. As marcas que conseguem ser autênticas têm uma vantagem muito forte sobre a concorrência.


Em outras palavras, os ensinamentos de Charlie Chaplin podem ser interpretados no marketing de várias maneiras. Ser criativo, conhecer seu público, contar uma história, aperfeiçoar sua mensagem, usar o humor, manter-se relevante e ser autêntico são todas estratégias que as marcas podem usar para criar campanhas de marketing bem-sucedidas. Como Chaplin mostrou em sua vida e carreira, a chave para o sucesso é entender seu público e ser autêntico em tudo o que faz. Comunique-se bem e alcance o sucesso desejado!




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