top of page

Nudge: como pequenas intervenções podem ter grandes impactos

Você já se perguntou como as escolhas que fazemos são influenciadas? A ciência do comportamento humano sugere que somos muito propensos a agir de maneiras mais previsíveis do aquilo que imaginamos, e que, muitas vezes, somos afetados por pequenas intervenções, chamadas de nudges, que podem ter grandes impactos em nossas decisões.


Mas o que é um nudge? Um nudge é uma intervenção sutil em um ambiente que influencia as escolhas das pessoas de maneira previsível, mas sem forçá-las a agir de uma determinada maneira (é tipo um "empurrãozinho"). Essas intervenções podem ser usadas em diversos contextos diferentes, desde política pública até marketing e publicidade. Uma lanchonete em uma escola, por exemplo, pode organizar seu balcão de forma a colocar produtos mais saudáveis, como frutas, na altura dos olhos dos consumidores e na frente de produtos industrializados. Isso pode levar as pessoas a escolherem os produtos mais saudáveis, mas é importante dizer que prevalece sempre a vontade do consumidor.


No marketing, as empresas podem usar nudges de muitas maneiras. Entre diversas aplicações, para ilustrar, um site de compras pode apresentar opções de produtos relacionados àqueles que o consumidor já comprou ou adicionou ao carrinho, apoiando suas escolhas de compra. Ou uma empresa de serviços financeiros pode enviar lembretes de pagamento aos clientes para aumentar a probabilidade de que eles paguem suas contas em dia.


A economia comportamental estuda como as pessoas tomam decisões, como seus comportamentos são influenciados e como as intervenções podem ser usadas para ajudá-las a fazer escolhas melhores. Nudges são uma das muitas ferramentas que os economistas comportamentais usam para entender e influenciar o comportamento humano. Gosto bastante de uma definição vista em uma aula de Nudging e Arquiteutra de Escolha que diz que "Um nudge é qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altera o comportamento das pessoas de um modo previsível sem proibir quaisquer opções nem alterar significativamente seus incentivos econômicos".


Se você, assim como eu, se interessa pelo tema "economia comportamental", vale a pena explorar como os nudges podem ser usados para apoiar as pessoas a tomar decisões melhores em suas vidas diárias. Recomendo a leitura do livro "Nudge: o empurrão para a escolha certa”, de autoria de Cass Sunstein e Richard Thaler.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page