top of page

Como a pandemia vem impactando a captação de alunos no ensino superior?

A pandemia de COVID-19 impactou significativamente a captação de alunos no ensino superior brasileiro. Com as restrições de distanciamento social e a impossibilidade de realizar eventos presenciais, as instituições de ensino precisaram se adaptar rapidamente para atrair novos alunos.


As estratégias de marketing educacional foram, assim, revistas para atender às necessidades da nova realidade. As instituições de ensino precisaram investir em estratégias de captação de alunos on-line, com a divulgação de cursos e eventos nas redes sociais, e mais a realização de webinars, lives e produção de conteúdo digital.


A inovação e a transformação digital também representam aspectos fundamentais para a captação de alunos durante a pandemia. As instituições de ensino que conseguiram se adaptar rapidamente ao ensino on-line e oferecer experiências de aprendizagem diferenciadas tiveram, nestes primeiros meses, mais sucesso em atrair novos alunos.


As competências profissionais neste mercado de trabalho de incertezas tornaram-se também ainda mais importantes. Muitos alunos vêm procurando cursos que ofereçam habilidades práticas e que estejam alinhados com as mudanças no mercado de trabalho.


Também é importante lembrar que a pandemia afetou muito a vida financeira dos brasileiros, com o fechamento de empresas e perda de empregos. Muitos alunos podem estar aguardando, agora, por um longo tempo para decidir sobre iniciar ou não uma nova graduação.


Da mesma forma, os profissionais de marketing educacional, em apoio à área comercial, precisam ficar atentos às oportunidades de uso dos espaços físicos e infraestrutura dessas instituições como forma de gerar receita e reinvestir em novas ações. Quando as medidas de distanciamento social forem flexibilizadas, empresas que desejem realizar treinamentos ou aplicar provas de concursos públicos podem contar com essas instituições. Buscar parcerias comerciais pode ser um ótimo caminho para deixar a marca em evidência enquanto a captação de alunos não retoma o fôlego esperado.


A pandemia, certamente, trouxe desafios significativos para a captação de alunos no ensino superior brasileiro, mas também sinaliza novas oportunidades para se inovar e se adaptar às mudanças na educação e no mercado de trabalho. É preciso muita atenção aos aspectos de adaptação acadêmica de novos e atuais alunos ao ambiente on-line e buscar parcerias comerciais que possam trazer benefícios mútuos. Afinal, a captação de alunos é uma parte fundamental do mercado educacional, e é importante continuar investindo em estratégias eficientes para manter as instituições de ensino mais competitivas.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page